Para quem trabalha utilizando uma impressora ou mesmo tem um equipamento desse em casa, deve ter em mente que este é um equipamento que necessita de manutenção periódica, até mesmo para garantir que a sua vida útil seja maior e você não tenha que gastar dinheiro com a reposição deste equipamento.
E você, sabe dizer se a sua impressora está precisando de manutenção? Por que fazer este serviço é importante? Como fazer a manutenção da sua impressora?
Bom, estas são apenas algumas das questões que serão respondidas nesse post. E se você tem interesse nesse assunto e deseja saber o que fazer para manter a manutenção do seu equipamento em dia, então continue lendo esse post e confira nossas dicas!
Por que realizar a manutenção da sua impressora?
Se você já se perguntou por que fazer a manutenção preventiva da impressora é algo importante, saiba que este serviço pode livrar você de possíveis prejuízos e gastos desnecessários no futuro.
Isso mesmo! Equipamentos eletrônicos, como a impressora por exemplo, sofrem um desgaste natural em suas peças, o que faz com que elas se tornem mais frágeis e suscetíveis a danos durante o seu uso.
Além disso, a falta de manutenção na impressora, também faz com que este equipamento perca a sua eficiência com o passar do tempo, ou seja, o resultado da sua impressão, acaba não sendo o mesmo que o início, justamente porque a cada nova impressão, um pouco de resíduo da tinta fica acumulado na impressora.
Com isso, este equipamento pode sofrer um desgaste maior e até mesmo o desalinhamento das peças, resultando em erros de impressão ou então em impressões de baixa qualidade.
Por isso, o mais indicado é que providencie a manutenção preventiva do seu equipamento a cada 6 meses para impressoras de uso empresarial e a cada 8 meses para impressoras de uso doméstico.
Como saber quando a impressora está precisando de manutenção?
Conforme mencionamos acima, existem alguns sinais que vão aparecendo com o tempo e que podem mostrar a você que o seu equipamento necessita de uma manutenção. Veja alguns deles:
- Impressões com manchas ou falhas;
- Erros constantes de impressão;
- Presença de barulhos durante a impressão além do normal;
- Lentidão entre uma impressão e outra.
- Atolamentos de papel constantes
Portanto, caso o seu equipamento esteja apresentando algum destes sinais ou qualquer outro fora do comum para o seu uso diário, então isso significa que a sua impressora está precisando de uma boa manutenção.
Como fazer a manutenção da impressora
Basicamente, a manutenção de uma impressora, envolve 3 etapas básicas, que é a limpeza, lubrificação, substituição e regulagem de peças.
Para promover a limpeza da impressora, é necessário desmontar o equipamento por completo, realizar a lavagem das peças, separadamente, e depois monta-la novamente.
Na lubrificação, é preciso lubrificar as peças no momento em que a impressora for remontada. A substituição e regulagem de peças por sua vez, é a etapa mais difícil das três, pois para um serviço perfeito na impressora, é necessário o ajuste correto e preciso.
A manutenção preventiva de impressora é um processo que envolve etapas especificas que, se não realizadas com cuidado e utilizando os produtos corretos, pode acabar danificando o seu equipamento. Por isso, o mais indicado é a contratação de uma empresa que preste este serviço.
Procure uma empresa séria, especializada em manutenção desse tipo de equipamento, para garantir que a sua impressora esteja em boas mãos e possa retornar deste serviço melhor do que antes.
Conclusão
Agora que já sabe a importância de fazer a manutenção na impressora, e como identificar a necessidade deste serviço no seu equipamento, é hora de analisar a sua impressora, para ver se ela está ou não precisando de uma boa manutenção.
Gostou do post? Já sabe onde realizar a manutenção da sua impressora? A Miali Tecnologia atua há 19 anos no mercado de Outsourcing de Impressão e também na manutenção de impressoras, sempre com a rapidez, qualidade e o profissionalismo que você merece. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços!