Em nosso último post sobre impressão inteligente falamos de como podemos economizar impressões utilizando o formato PDF, contudo, sabemos que em algum momento a impressão precisará ser feita, sendo assim, hoje vamos mostrar como o papel pode ajudar ou prejudicar suas impressões e equipamentos.

Dizemos que os cartuchos são o combustível das impressoras e usando outra analogia muito similar, podemos dizer que os papéis são os pneus. Quando vamos comprar pneus existem diversos modelos, medidas, aplicações, tipos de borracha, desenhos, qualidade e o mais importante durabilidade e segurança.

Quando precisamos imprimir vamos a uma papelaria e compramos o famoso “papel sulfite A4” sem nos atentarmos as informações ou característica sobre o produto. É como comprar uma aspirina para dor de cabeça e tomar sem se preocupar em ler a bula. Uma vez que o procedimento é tão comum, poucas pessoas se preocupam em saber se o que estão comprando realmente é o melhor para suas impressoras e impressões.

Mas, você sabia que o papel tem um lado específico para imprimir primeiro? Que existem papéis com 99,99% não atolamento? Você sabia que sua impressora trabalha com diferentes gramaturas de papel e que existem papéis específicos para impressoras deskjet e laserjet? Pensou que era simples? Pois é, essas são só algumas das informações que você precisa ter na hora de escolher o melhor papel para sua impressão.

Todo papel possui um lado específico para impressão pois este lado recebe um tratamento químico para poder dar mais qualidade ao texto ou imagens. Normalmente esta informação vem escrita na embalagem do fabricante, mas muitas pessoas jogam as embalagens fora e não observam esse detalhe. Então ao solicitar a impressão o papel não traciona, enruga, dobra, atola e a qualidade não fica boa. Ao utilizar o lado correto do papel muitos destes inconvenientes são evitados e seu dinheiro economizado pois não gastará com mais cartucho, papel, tempo e energia para uma nova impressão. Quando possível mantenha sempre o papel na embalagem original.

Observe também a gramatura do seu papel e sua aplicação, normalmente o “papel sufite” possui 75g/m² e nas suas embalagens estão escritos se podem ser utilizados em impressoras laserjet, deskjet ou ambas. Alguns fabricantes podem utilizar mais ou menos g/m² e essa diferença pode provocar também atolamentos e má qualidade impressão. Outro ponto importante é que papéis com pouca qualidade possuem muita “foligem” sujando a impressora, unidade fusora, cabeças de impressão e tracionadores, e para corrigir estes problemas será preciso limpeza interna.

Pense bem antes de comprar um papel pois a diferença de preços entre fabricantes é tão pequena que vale mais a pena você escolher o de maior preço e qualidade do que ter que levar usa impressora para manutenção ou ficar desperdiçando folhas, tempo e dinheiro por escolher a opção “mais barata”.

Para encerrar vale a pena se preocupar com o meio ambiente e procure saber se o fabricante utiliza fontes renováveis, madeiras de reflorestamento ou mesmo papeis reciclados, assim ajudamos a proteger nosso planeta e garantir um futuro mais sustentável para nossos filhos.

Fique atento as nossas dicas e se você quiser saber mais sobre nossa empresa e serviços agende uma visita e conheça as muitas vantagens do serviço de Outsourcing de impressão da Miali Tecnologia.

Entre em contato conosco através de nosso site e faça uma escolha inteligente.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

limpar formulárioEnviar